7.5.13

Do outro lado tem Segredos

A editora Alfaguara acaba de publicar uma reedição do livro " Do outro lado tem segredos", da escritora Ana Maria Machado.





A história é uma parábola que se passa em uma vila de pescadores, fincada no encontro entre o oceano e a floresta. 




Este é, sem dúvida, um dos livros que mais me fizeram mergulhar nas minhas lembranças de infância, quando aos treze anos de idade costumava acampar com meu tio e primos nas areias da praia de Tarituba, próximo a Parati (RJ). 



Coloquei em cada uma das ilustrações um pouco das memórias felizes daquelas aventuras que vivi: as pescarias, as incursões na floresta, os banhos de rio, os mergulhos de caça submarina, enfim, as muitas experiências que tivemos juntos em contato com a natureza. 
(Lembrei-me agora até do café que o meu tio certa vez coou na minha meia usada - mas esta é uma outra história, talvez para o MEU livro!)



A escritora Ana Maria  Machado nos apresenta dois protagonistas, Bino e Maria, descendentes de africanos e indígenas, respectivamente. Duas crianças praieiras, duas faces do mundo brasileiro, oceano e floresta, com seus mistérios dizíveis e indizíveis.



Foi um prazer trabalhar com a Daniela Duarte, editora na Alfaguara (que é parte do grupo Santillana no Brasil), e tive também a alegria de ver minhas ilustrações na companhia do elegante projeto gráfico da designer Luísa Baeta.












3 comentários:

Severino Rodrigues disse...

É tão bom quando um livro resgata as memórias da nossa infância... Bela ilustra, Alarcão!

Nando Santos disse...

Muito interessante esse enquadramento da imagem de capa, muito bem executada. Destaque para o lirismo na ilustração dos pássaros que se lançam circulantes no ar. Essa imagem ficou belíssima e seu movimento é quase hipnótico. Não menos belas, ficaram as soluções para os movimentos da água e dos peixes. Os pescadores e o remo parecem notações em uma bela pauta musical aquática.

Mauricio Negro disse...

Mais um petardo, Alarcão. Lindo e nostálgico de doer. Também compartilho sensações e lugares assim. Adorei os seus recortes. Parabéns, meu caro. Abraços.